CORRE CASA! PREVALÊNCIA DE LESÕES EM CORREDORES DE RUA.

CORRE CASA! PREVALÊNCIA DE LESÕES EM CORREDORES DE RUA.
6 meses atrás

 O número de praticantes de corrida de rua tem aumentado progressivamente nas últimas décadas, grande parte desse aumento ocorre em função dos benefícios proporcionado pela sua pratica regular como, melhora da qualidade de vida e redução dos riscos de inúmeras doenças. Porem, pesquisas apontam que aproximadamente 90% dos praticantes de corrida já sofreram algum tipo de lesão.

Os mecanismos geradores das lesões são complexos e multifatoriais, podendo ser divididos em extrínsecos; quando ligados direto ou indiretamente a erros no planejamento e desempenho do treinamento, tipos de itinerário e treinamento, hábitos alimentares, e associação da pratica em outras modalidades esportivas; e fatores Intrínsecos; quando ligados ao corpo que engloba, composição corporal e condicionamento cardiovascular, histórico de lesões, flexibilidade, características antropométricas, densidade óssea, anormalidades biomecânicas e anatômicas, sendo a biomecânica um dos principais fatores em se tratando de lesões em corredores. Os tratamentos das lesões vão desde os métodos conservadores (descanso, gelo, físio e outros) até aos procedimentos cirúrgicos. O ideal mesmo é investir na prevenção, o que se faz necessário fortalecer todos os músculos, principalmente das pernas, e o alongamento global a fim de manter um equilíbrio entre as partes. Mas, em casos de lesões priorize a causa e não os sintomas, por exemplo; se estiver um problema correlacionado a biomecânica, essa deve ser alterada e corrigida, no mais, procure orientações de profissionais que possa lhe ajudar a atingir seus objetivos de forma saudável e prazerosa.

Síndrome da Banda Iliotibial ou joelho do corredor

Síndrome da dor Femoropatelar ou condromalacia

Tendinopatia do Tendão Patelar ou Tendinite patelar

Fascite Plantar

Tendinite do Calcâneo ou de Aquiles

Entorses do Tornozelo

Referências:

https://www.scielo.br/pdf/rbort/v50n5/1982-4378-rbort-50-05-00537.pdf

https://www.efdeportes.com/efd191/tratamento-de-lesoes-em-corredores-de-rua.htm

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2013/09/previna-se-estatistica-alerta-que-90-dos-corredores-ja-sofreram-lesao.html#:~:text=Segundo%20pesquisas%2C%20a%20porcentagem%20de,para%20que%20uma%20les%C3%A3o%20aconte%C3%A7a.

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-36162014000600573&script=sci_arttext&tlng=pt#:~:text=As%20causas%20s%C3%A3o%20multifatoriais%20e,do%20grupamento%20muscular%20em%20quest%C3%A3o.