E se eu fizer exercício, posso comer o que quiser e continuar emagrecendo?

E se eu fizer exercício, posso comer o que quiser e continuar emagrecendo?
Nutricionista Débora Romualdo, explica

Nutricionista, Profissional Ed. Física, Mestre em Ciências do Esporte, Doutora/PhD em Nutrição, Pós graduada Nutrição, clínica funcional e Fitoterapia

  • Maria tem 34 anos, pesa 75kg e corre 3x/semana. O objetivo de Maria é emagrecer 10kg;
  • Na segunda e na quarta ela corre por 60min e gasta aproximadamente 600kcal em cada treino. No sábado, Maria faz um treino longo e gasta 900kcal;
  • Maria foi a nutricionista que calculou um déficit energético de 700kcal por dia. Isso equivale a um déficit semanal de 4900kcal. Somando o déficit da dieta com o gasto calórico do exercício, temos um déficit total de  6300kcal por semana! Com isso, seria esperado que Maria emagrecesse quase 1kg por semana (0,9kg/semana);
  • Entretanto, toda vez que Maria chega dos treinos ela pensa assim “nossa hoje o treino foi pesado, então mereço comer o que eu quiser”.
  • Dessa forma, na segunda e na quarta depois do treino Maria ingere 2 pedaços de bolo com chocolate. A noite depois do serviço, ela adora comer o açaí com leite condensado. No sábado, Maria gosta de ir ao churrasco depois do treino e toma cerveja a tarde toda;

  • Se na segunda e quarta ela gasta 600kcal no treino mas ingere a mais do planejado, o balanço energético deixa de ficar negativo.
  • Da mesma forma no sábado, que por mais que ela gaste mais calorias porque o treino é de longa duração, se ela ingere muitas calorias depois, o balanço calórico continua positivo, o que sem dúvida alguma vai comprometer o emagrecimento;
  • Portanto, por mais que o exercício promova maior  gasto energético se você aumentar a ingestão alimentar, pode até ocorrer aumento de gordura dependendo da quantidade e da qualidade dos alimentos escolhidos;
  • Veja nas referencias dois artigos científicos que ilustram esse exemplo acima. Procure um profissional, sempre!  

Referências bibliográficas

Swift et al., 2018. The Effects of Exercise and Physical Activity on Weight Loss and Maintenance.

Foster-Schubert,et al., 2012. Effect of diet and exercise, alone or combined, on weight and body composition in overweight-to-obese post-menopausal women.

Racette et al., 2008. Influence of Weekend Lifestyle Patterns on Body Weight.