PREVINA- SE: TENDINOPATIA DO TENDÃO CALCÂNEO.

PREVINA- SE: TENDINOPATIA DO TENDÃO CALCÂNEO.
6 meses atrás

O tendão do calcâneo, também conhecido como tendão de Aquiles, é um dos tendões mais fortes do corpo humano. É formado pela musculatura posterior da perna (tríceps sural) e está inserido no osso calcâneo. A Tendinopatia do Aquiles é uma lesão de sobrecarga ou por esforço repetitivo do tendão ou dos seus revestimentos, provocando inflamação e dor na região do Aquiles (parte posterior ou “parte de trás do pé ou calcanhar” e “barriga da perna”). Sua ocorrência é mais significativa entre indivíduos que participam de corridas de médias e longas distâncias, tênis, badminton, vôlei e futebol.

Causas:

Sua etiologia é multifatorial, sendo a hipótese mais aceita para o seu desenvolvimento o “overuse” (sobrecarga) entre outros como:

Alterações no alinhamento postural dos membros inferiores;

Fraqueza ou encurtamento muscular;

Obesidade, uso de calçados inadequados;

Corridas em terreno irregular;

Fraqueza da musculatura do quadril;

Excessiva adução e rotação interna do quadril;

Falta de alongamentos, fatores genéticos entre outros.

Principais Sintomas:

Dor no joelho durante o esporte (corrida, tênis, ciclismo, futebol, etc.);

 Dor ao descer as escadas;

 Dores ao permanecer sentado por muito tempo;

Dores na frente do joelho ou na cavidade do joelho;

Sensação de bloqueio ou instabilidade do joelho;

 Estalos e sensação de ruídos no interior do joelho.

Havendo algum desses sintomas, um exame físico deve ser realizado pelo médico especializado (fisioterapeuta ou ortopedista), de modo a avaliar prováveis insuficiências de partes moles, acometimento de estruturas articulares, além de fatores que afetem a força e o alinhamento articular, para indicação do melhor tratamento a ser realizado.

Prevenção:

A prevenção é sempre o melhor método, os mais recomendados para essa Tendinopatia são:

Alongamentos para melhorar a flexibilidade muscular;

Evitar aumentos súbitos no volume de treinamentos;

Exercícios de coordenação, correções de vícios e postura;

Treinamentos em superfícies de menor impacto;

Aquecimento e fortalecimento muscular;

Uso de tênis adequados para reduzir o impacto;

Não sobre carregar o corpo com cargas exageradas e repentinas.

Buscar diagnóstico e tratamento adequado;

Tratamento:

O tratamento pode ser conservador, baseado em técnicas de fisioterapia, e para alívio da dor, recursos como o laser, gelo, e terapia combinada.

O tratamento mais convencional consiste no uso de gelo, especialmente pós-atividade, exercícios e fisioterapia para fortalece e alongar o quadril, posterior da coxa, panturrilha e banda iliotibial.

Tratamento cirúrgico:

A cirurgia pode ser recomendada se o tratamento conservador não obtiver resultados em pelo menos seis meses.

Referências:

Souza CA, et al. Principais lesões em corredores em diferentes tipos de provas. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício – Volume 13 Número 2 – março/abril 2014.

Araújo MK, et al. Lesões em praticantes amadores de corrida. Revista brasileira de ortopedia, v. 50, n. 5, p. 537-540, 2015.

Fabricio FV et al.Tendinopatia do Tendão Calcâneo. Pub. UEPG Ci. Biol. Saúde, Ponta Grossa, v.16, n.1, p. 35-42, jan/jun. 2010.

https://doi.org/10.1590/S1809-29502013000200006 .